O pilão é um utensílio culinário essencial na cozinha africana, com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, para moer alimentos, mas de tamanho muito maior.
É normalmente feito de um tronco escavado, geralmente de uma madeira macia, com dimensões que variam entre 30 a 70 cm de altura, e utiliza-se colocando dentro o material a moer e batendo-lhe com um pau liso de 60 cm a 1,2 m (de acordo com o tamanho do pilão), que pode ser de uma madeira mais rija e tem uma das extremidades arredondada, chamado o “pau do pilão”.
O pilão é utilizado nas religiões tradicionais africanas, religiões afro-brasileiras, religiões afro-americanas, no assentamento e como insígnia de alguns orixás como Xangô, Ayrà, Oxaguian entre outros, usado também, para o preparo da comida ritual de vários orixás.
O Pilão é também utilizado em alguns movimento culturais de raiz afro como a “chula do pilão” onde os escravos cantavam ao redor dos pilões enquanto pilavam milho.
A chula do pilão é uma expressão rara feita por moradores da zona rural de Brumado.
Pilãozeiros da Comunidade Jacaré executando a Chula do Pilão, sob cobertura da TV Bahia. http://moderamovimento.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário