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terça-feira, 6 de março de 2012

Texto: Comunicação Educativa no Ciberespaço: Utilizando Interfaces gratuitas.
Aluna:  Vanúsia Meira da Silva

Alexandra Lilavati Pereira Okada e Edmea Oliveira dos Santos, as tecnologias digitais de comunicação e informação estão possibilitando muitas mudanças, qualquer usuáriopode não só trocar informações rapidamente , mas reconstruir significados, rearticular ideias individualmente e coletivamente, e assim, partilhar novos sentidos, socializar saberes e compartilhar novos consensos com todos os usuários da rede.Esta configuração dinâmica e específica em cada instante é o que caracteriza o ambiente virtual de aprendizagem como um organismo vivo, um ecossistema colaborativo e interdependente. Artefatos gratuitos favorecem o crescimento acelerado de homepages e de sites na internet, surgimento de muitos portais de ensino, comunidades de aprendizagem, cidades virtuaisdo conhecimento, cidadania eletrônica em muitos lugares do mundo, possibilitam que todos os aprendizes construam os seus próprios ambientes de aprendizagem e proporciona maior flexibilidade, autonomia e mais conhecimento sobre os recursos técnicos. Para os autores o primeiro ponto bem relevante para a configuração de ambientes virtuais de aprendizagem é o design simples e fácil, a simplicidade do layout, que facilita a aprendizagem e de sentir-se capaz e à vontade para navegar e habitar o espaço virtual. Considerando a diversidade da web, eles destacam a estética como um fator primordial para um ambiente agradável e atraente. A estética é um caminho desencadeador de um fenômeno de contágio, compreende a escolha dasinterfaces , o design, a cor, as imagens, símbolos, sons, animações, a disposição do conteúdo, as opções disponíveis em cada página, conexões internas e externas, o mapeamento do espaço virtual. Para compor a estética é importante: Um ambiente não poluído de informações, boa navegabilidade, design harmonioso, padronização suficiente para reconhecer as páginas que fazem parte do ambientee as que não  fazem . Além da estética é fundamental a contextualização, que possibilita: compreender as circunstâncias no qual o ambiente foi criado e as suas futuras transformações, compartilhar o significado entre participantes internos e externos, construir aidentidade do ambiente,    conhecer um pouco mais uns aos outros  identificar elementos comuns que permitam uns se identificar com os outros sejam indivíduos ou grupos. O grande desafio da mediação pedagógica é gerenciar a complexidade entre os elementos e os feixes de interações. Sobreo papel do mediador pedagógico nos ambientes virtuais, eles destacam como relevante: acompanhar as mudanças, detectar o contexto dos alunos, atualizar constantemente o ambiente para que as intenções coletivas e individuais sejam alcançadas, incentivar o questionamento, a troca de comentários, de informações, críticas e argumentos, garantir a socialização das informações, dos objetivos e das intencionalidades, respeitar o ritmo do aluno, oferecer suporte, apoio e retorno constante, estimular a vontade e o desejo dos participantes, propiciar oportunidades para que os pontos em comum possam emergir entre as pessoas, que a linguagem seja incorporada com o viver. E pode contribuir para apoiar e facilitar os sujeitos (indivíduo ou grupo) a se auto- organizarem continuamente.  

Alexandra Lilavati Pereira Okada
Colégio Dante Alighieri e Universidade Católica PUC- SP
Edmea Oliveira dos Santos
Universidade Federal da Bahia- UFBA
Mea2@uol.com.br











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